Histórico da Escola



ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU


DESCRIÇÃO DA ESCOLA


HISTÓRICO


            A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU está localizada na zona rural do Município de Salinas, distante 18 km da sede. O município de Salinas está localizado no norte do Estado de Minas Gerais, inserido no vale do Jequitinhonha. O clima predominante é quente, por quase todos os meses do ano, com exceção de junho e julho, quando se verifica uma baixa temperatura.
            O município sofre com a escassez de água, tornando a vida do homem do campo muito difícil. A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU é abastecida de água através de um poço artesiano, onde ela é distribuída, através de uma bomba, para as caixas d’água. Possui energia elétrica da rede da CEMIG.
            A escola atende alunos oriundos das regiões de Bebedouro, Canavial, Rio das Antas, Malhada Nova, Peri-peri, Umburana e Barra do Rio. A escola funciona nos turnos matutino (de 7:00 às 11:20 h) e no turno vespertino (de 12:00 às 16:20 h), atendendo alunos do 1º ao 5º ano (turno vespertino) e de 6º ao 9º ano (turno matutino).
            A maioria das famílias trabalha com a agricultura de subsistência.  Os principais produtos cultivados são: feijão, arroz, amendoim, cana de açúcar, como também hortas, com plantio de cenoura, beterraba, tomate, dentre outros. Os produtos são comercializados no Mercado Municipal, em Salinas, no dia da feira.
            Os alunos matriculados hoje são 123 (cento e vinte e três) ao todo, incluindo o fundamental I e II, temos 5(cinco) alunos com defasagem de aprendizagem e idade/série, mas não temos alunos com deficiências mentais ou graves eficiências múltiplas.Todos são atendidos de maneira satisfatória dentro de suas habilidades, respeitando diferenças religiosas, classes sociais e etinias, nas quais são observadas através do jeito de falar, agir, vestir e se comunicar, a partir daí  vão desenvolvendo projetos que alcance essas diversidades através da inclusão. São atendidos  por transporte escolar, devido à distância das comunidades até a escola. A escola também mantém o serviço de merenda escolar para os alunos, com refeições balanceadas e nutritivas, para o combate à desnutrição.
            O corpo docente é composto por 7(sete) professores do fundamental I, do 1º ao 5º ano, e 8(oito) do fundamental II, do 6ºao 9º ano tendo a maioria formação graduada em área específica , não contendo nenhum com formação para Educação Especial. Todos trabalham com as atividades que favoreçam uma aprendizagem de qualidade. Na escola foi implantado em 2008 o SGI (Sistema de Gestão Integrado onde atua em cima de resultados com dados de pesquisas, favorecendo assim a qualidade do ensino na escola.
            Assim sendo, a Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia de Salinas prioriza propostas políticas educacionais que desenvolvem ações preocupadas com a qualidade de vida e com o sistema educacional voltado para as necessidades do meio rural .

ESTRUTURA FÍSICA

           
A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU pertence à Rede Municipal de Ensino de Salinas. Possui em médio 385 m2 de área construída, com 04 (tquatro) salas de aula, 02 (dois) banheiros, um masculino e outro feminino, para alunos e professores, 01 (uma) cozinha, 01 (um) pátio coberto, onde os alunos merendam, praticam Ed. Física, etc., 01 (uma) Secretaria, 01 (uma) Diretoria, 01 (uma) Biblioteca, 01 (um) Almoxarifado, 01 (um) depósito para merenda, utilizando ainda , para uma sala de aula, no turno vespertino, uma sala cedida, da Associação Nova Esperança de Jacurutu.Em 2010 a escola foi murada e fechada pois era aberta sem proteção nenhuma. A escola não possui adequação para pessoa com COM.

MOBILIÁRIO,  EQUIPAMENTOS E RECURSOS MATERIAIS


A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU é mantida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, com materiais escolares, carteiras, armários de aço, estantes de aço, arquivos de aço, mimeógrafo, televisão, vídeo cassete, antena parabólica, geladeira, fogão industrial, utensílios domésticos, caixa d’água, DVD, etc. Além disso, a escola faz parte do PNBL (Programa Nacional do Livro Didático) e do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), para aquisição de materiais pedagógicos para manutenção da escola e dos alunos, como também pequenos equipamentos necessários para um melhor funcionamento da parte pedagógico-administrativa da escola. Tudo visando o bem estar do aluno. Em 2006 a escola foi agraciada com um computador e uma impressora matricial. Em 2008 a escola foi agraciada com um laboratório de informática do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, composto por 5 modernos computadores, impressora e todos os insumos necessários para o funcionamento desses equipamentos.Esse laboratório reúne os hinos nacionais, mais de 200 objetivos de aprendizagem, 800 vídeos educacionais da programação da TV Escola, mais de 1.800 textos de literatura em português, espanhol e inglês, além de 50 aplicativos educacionais livres, contemplando as grades de física, química, biologia, matemática, geografia, história e português. Isso tudo sendo gerenciado pelo sistema operacional Linux Educadional para acessar e utilizar todos os recursos computacionais.

RECURSOS FINANCEIROS

            A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU, é beneficiada com os recursos do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, que são repassados diretamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e esta aplica-os em materiais didático-pedagógicos, materiais permanentes e outros como a merenda escolar e pagamento de professores.
            Para desenvolver o trabalho social, a escola promove gincanas, festa folclórica, encontros de pais, comemorações cívicas e outros. O dinheiro arrecadado é investido na escola em prol do desenvolvimento do aluno.
            O Pagamento dos profissionais da educação e do transporte escolar é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia o qual é feito através dos recursos do FUNDEB.
A proposta pedagógica da ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN  (acrescentar leis). A metodologia de ensino da Escola Municipal de Jacurutu, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola dentro do sistema do ciclo.

A ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.


Condições para o desenvolvimento do Currículo

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU


                    A Escola Municipal de Jacurutu é uma escola construtivista, possui o sistema de ciclo no

qual possibilita a valorização das habilidades de cada aluno. A escola não possui COM, 

deficiências graves mentais, visuais, cadeirantes, mas possui  alunos com defasagem na aprendizagem e

escolaridade onde há

atividades diversificadas  a eles em sala de aula. O corpo docente não possui formação específica

especializada para alunos com NEE.O espaço físico é inadequado as práticas esportivas. Tem parcerias

com a prefeitura e a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia por ser municipal que dá assistência

pedagógica com supervisoras e técnicos educacionais contribuindo no processo ensino aprendizado dos

alunos, e ajuda também em caso de alguma assistência médica quando necessário. Possui o Sistema de

Gestão Integrado (SGI) onde viabiliza dados de pesquisas para análise de resultados da aprendizagem. Os

alunos são atendidos pelos transporte escolar garantindo a freqüência no qual provenientes  de várias

regiões circunvizinhas. A avaliação é qualitativa de processo contínuo. As ações necessárias para

implementar as propostas curriculares que atendam as diversidades para a produção de contextos

curriculares orientados pela diferença é traduzir as várias políticas curriculares de caráter global para que

sejam tomadas as decisões de articulações ou desarticulações com seus postulados, no processo de

contextualização (José Cosme). A Escola Municipal de Jacurutu deverá atender como critério de

orientador de suas ações, as multiplicidades e diferenças viabilizando a produção do currículo com

salas regulares, deverá promover a organização de classes comuns e de serviços de apoio pedagógico

especializado, professores capacitados e especializados, flexibilizações, adaptações curriculares

organizando tempo e espaço no momento em que a opção pela educação para a diversidade for feita.  

Espaço físico adequado, recursos didáticos diferenciados como: sala de recursos, processos de avaliação

adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades especiais, temporalidade flexível

do ano letivo, apoio de profissionais da saúde, assistência Social e trabalho. Diante destas ações criarão

possibilidades de educar para a diversidade, saindo da mesmice o que proíbe a diferença do outro.

    A abolição de universais curriculares e pedagógicos consagrados como solução para a formação deverá

ser estratégia viabilizadora da produção de contextos curriculares orientados pela diferença (José Cosme).

     Sendo assim cabe a Escola Municipal de Jacurutu  criar possibilidades de educar para a diversidade,u

seja, a formação escolar fornecerá aos alunos desta escola reconhecer suas multiplicidades.


CONCLUSÃO:
                              

                         Diante de tantas propostas e práticas curriculares, conclui-se que o resultado de várias

vontades postas em disputas e condensadas em acordos e possibilitadores de sua efetivação, sejam

vinculadas ou não à experiência de educar para a diversidade. A Escola Municipal de Jacurutu  estará

buscando adequar sua realidade, com  respaldo na RESOLUÇÂO CNE/CEB Nº 2, de  Fevereiro de 2001

em especial ao Art.4.